• PHARMAKON Farmacia de Manipulação e Homeopatia

Ansiedade e Depressão - Entenda a Relação

Atualizado: Jul 6



Os níveis de ansiedade estão mais altos do que nunca devido às dificuldades e incertezas trazidas pela pandemia. No Brasil, que já era considerado pela OMS o país com os maiores níveis de ansiedade do mundo, a situação não poderia ser diferente. De acordo com uma pesquisa feita pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), os níveis de estresse e ansiedade tiveram um aumento de 80% durante a pandemia, sendo a população feminina mais afetada.


E embora a ansiedade possa trazer impactos para a saúde quando seus níveis estão elevados, é importante saber que ela é um sentimento normal e até necessário para manter a produtividade no dia a dia. De acordo com especialistas, existe um nível de ansiedade considerado ótimo, mas uma vez ultrapassado esse limite, o rendimento começa a cair e o organismo sofre diversas alterações – entre elas, o surgimento de um quadro inflamatório, que pode levar a doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e problemas cardiovasculares.


Outra doença diretamente ligada à ansiedade crônica é a depressão. Isso acontece porque as alterações neuroquímicas geradas pelo transtorno, quando mantidas por muito tempo, começam a descompensar outros mecanismos cerebrais. Um deles é a produção de estimulantes, que é inibida pela ansiedade. Assim, os níveis dessas substâncias chegam a níveis tão baixos que podem levar ao quadro depressivo. É por isso que, frequentemente, a depressão é acompanhada de transtornos de ansiedade, como síndrome do pânico, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e transtorno de ansiedade generalizada (TAG), entre outros.


Para combater a ansiedade e a depressão, o acompanhamento psiquiátrico e psicoterápico são essenciais. Quando combinadas ao atendimento psicológico, as terapias farmacológicas são potencializadas, trazendo uma recuperação mais efetiva ao paciente. Uma boa alimentação e atividades físicas também são indispensáveis, uma vez que tanto a ansiedade quanto a depressão estão ligadas a alterações orgânicas, que podem ser equilibradas por meio de um estilo de vida saudável.


Além dos tratamentos convencionais, o médico também pode optar por terapias personalizadas, desenvolvidas de acordo com as necessidades individuais em farmácias de manipulação. Uma dos ativos é o GABA, um neurotransmissor inibitório, responsável por regular a atividade do Sistema Nervoso Central e acalmar o cérebro. Indicado pelo médico e farmacêutico, combinado ao estilo de vida saudável e acompanhamento multidisciplinar, o ativo é uma opção altamente eficaz no combate do estresse e da ansiedade.


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo