Melasma01.png

CLAREAMENTO – MELASMA – MANCHAS NA PELE

AQUI VOCÊ RESOLVE DE UMA VEZ POR TODAS ESTA HISTÓRIA

melasma02.png

O que é Melasma?

melasma05.jpg

Melasma é uma condição que se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras na pele (Melanina), mais comumente na face, mas também pode ocorrer nos braços, pescoço e colo. Afeta mais frequentemente as mulheres, podendo ser vista também em homens. Não há uma causa definida, mas muitas vezes esta condição está relacionada ao uso de anticoncepcionais femininos, à gravidez e, principalmente, à exposição solar. O fator desencadeante é a exposição à luz ultravioleta e, até mesmo, à luz visível. Além dos fatores hormonais e da exposição aos raios solares, a predisposição genética também influencia no surgimento.

melasma06.jpg

Como a Melanina é Formada?

A melanina é o principal pigmento que confere a coloração da pele. É sintetizada em células especializadas da epiderme chamadas melanócitos, mais precisamente dentro de organelas conhecidas como melanossomos.

O início do processo de formação da melanina ocorre na transcrição do RNA, que irá dar origem à enzima tirosinase. Essa enzima é um catalisador importante, que por meio de uma complexa cadeia de reações oxidativas, vai converter a L-tirosina presente na pele em L-Dopa e, em seguida, em Melanina.

Before and After

Quais os Tipos de Melasma?

Existem três tipos de melasma, que são:

001.png

1) Epidérmica:

Quando é afetada a camada mais superficial da pele;

002.png

2) Dérmica:

Acomete as camadas derme e profunda;

003.png

2) Misto:

Surgimento das marcas na epiderme e na derme.

melasma04.jpg

Quais os Mecanismos de Ação da Formação da Melanina?

Antagonista da Tirosinase: Ativos que mimetizam estruturalmente a Tirosina, ocupando o espaço na enzima tirosinase impedindo sua ação. Ex: Arbutin, Hidroquinona, Uva Ursi.

Antioxidantes: Dificultam o passo de oxidação da Tirosina, diminuem o processo inflamatório, combatem os radicais livres, diminuem as agressões às membranas das células. Ex: Vitamina C, Ácido Ferúlico, Vitamina E.

Queladores de Íons Cobre: A tirosinase é uma metaloproteína, portanto precisa de metais como co-fator. O cobre é um metal fundamental para o funcionamento desta enzima. Ao quelar este metal a tirosinase tem dificuldades de atuação, diminuindo este passo da melanogênese. Ex: Ácido Kójico, Ácido Fítico.

Booster de Glutationa: A Glutationa é uma enzima antioxidante endógena importante para desviar a síntese de melanina para formação da feomelanina (amarela) diminuindo a produção da eumelanina (marrom e preta). Ex: NAC, Cisteamina.

melasma05.jpg

Tratamento do Melasma Clássico

melasma07.png

Tratamento do Melasma Peles Sensíveis – Peles Claras

melasma08.jpg

Tratamento do Melasma na Gravidez

melasma10.jpg

Tratamento Clareador de Sardas para Ruivos

melasma08.jpg

Tratamento Clareador para Manchas Pós-Inflamatórias


Tratamento Clareador para Manchas de Foliculite de Barba 


Tratamento Clareador para Manchas de Virilhas e Axilas